Política editorial da Associação Latino-Americana de Investigadores da Comunicação

Este documento tem como objetivo definir políticas editoriais da ALAIC, a fim de definir um quadro de ação em torno da produção intelectual dos membros da associação, bem como na distribuição.

As regras e acordos explícitos nos parágrafos seguintes se aplicam a qualquer publicação que tenha em seus créditos a Associação Latino-Americana de Pesquisadores da Comunicação, sendo obrigação do autor entrar em contato com o gerente da ALAIC.

ALAIC tem atualmente duas publicações. A Revista Latino-Americana de Ciências da Comunicação, de altíssima qualidade, tanto na forma e conteúdo. A publicação ajudou a Associação a reforçar a sua imagem como uma forte instituição de pesquisa e de prestígio. Esta revista tem suas próprias normas editoriais para a apresentação de trabalhos, que podem ser conhecidas em: http://www.alaic.net/revistaalaic/index.php/alaic

ALAIC também tem o Journal of Latin American Research Comunicação, publicada em inglês (http://alaic.net/journal/index.php/jlacr/issue/view/3), para o qual se aplicam as regras aqui explicitadas.

Disposições gerais

1. Contribuir para o processo de construção e socialização do conhecimento, promovendo a publicação das obras de seus membros em formatos impresso e digital.

2. Criar um Conselho Editorial composto por cinco membros proeminentes da Associação, com participação mínima de 5 anos na entidade. Suas funções serão:
2.1. Decisão sobre o caráter publicável dos textos.
2.2. Envio dos textos propostos, para que, por meio de um sistema de dupla-avaliação, eles sejam aprovados. Como esse processo requer o envolvimento de um grande número de leitores, são convidados a participar os parceiros ALAIC, instituições acadêmicas e colegas de pesquisa e ensino superior, a fim de abranger diferentes áreas e temas de investigação no domínio comunicação. Neste padrão de leitores podem ser integrados ambos os membros e não-membros da ALAIC.
2.3. A avaliação dos trabalhos recebidos devem levar em consideração os seguintes aspectos:
2.3.1 Qualidade da proposta, que será avaliada tendo em conta a solidez teórica e/ou metodológica; elaboração e, claro, na sua estrutura (objetivos, referências, registros de bibliotecas digitais e permitir uma discussão fundou o tema, bem como a apresentação dos resultados) (consulte o guia de opinião em anexo II).
2.3.2. Geração de novos conhecimentos.
2.3.3. Relevância do tema de acordo com a área de comunicação ou o conhecimento de chamadas específicas que você faz.
2.3.4. Eficácia e atualidade do assunto.

3. Integração de um completo “repositório digital ALAIC”, incluindo histórico e atual. Esta ação é particularmente importante na medida em que busca reunir uma parte importante da memória da Associação e sua divulgação contribuirá para reforçar a sua identidade. Para esta integração vai apelar para os membros que têm cópias de edições diferentes, até então dispersos, para que, posteriormente, fornecer para digitalizar e torná-los disponíveis para os usuários website ALAIC. O arquivo também é alimentado com produções que emergem do trabalho da Associação.

4. Publicações da Associação, em geral, sem fins lucrativos, de modo que os autores não receber ou a pagar pela sua contribuição intelectual. No entanto, quando essa condição variam serão resolvidos em primeira instância pelo Conselho de ALAIC Editorial, o acordo será submetido ao Comité de Direcção.

5. Em termos de ISBN e cessão de direitos, a política editorial ALAIC deve diferenciar claramente as suas próprias publicações a realizar através de co-publicações. Este deve assinar acordos em que eles expressam condições, tais como a atribuição explícita dos direitos dos autores e sua divulgação por ALAIC, e os mecanismos de circulação que vai implementar o coeditores1.

6. Produção editorial ALAIC, impressão digital e está sujeito a cada ano, o valor do orçamento disponível para essa atividade. É por isso que a publicação de projetos que buscam financiamento por parte da Associação, será submetida 1 de Janeiro a 30 de Abril, de modo que a viabilidade econômica é avaliada primeiramente pelo Conselho de ALAIC Editorial e, posteriormente, submetido a critérios e avaliação do Comitê Gestor.

7. Esses projetos editoriais que têm o seu próprio financiamento, deve seguir a mesma diretriz: apresentar a proposta à Comissão Editorial da ALAIC, que será, então, submetido à consideração da Comissão de Coordenação. Esta apresentação irá tomar forma durante o ano.

8. Nos materiais impressos ou digitais que são considerados para o endosso da Associação, bem como o uso de seu logotipo, ALAIC concordar com editores ou co-editores do processo de avaliação dos materiais publicados. Este acordo visa evitar a dupla dictamination e deixar em todos os casos da aplicação do critério de leitura pelo sistema duplo-cego.

9. Com base nessas diretrizes, ALAIC lança uma estratégia de distribuição ampla de seus produtos editoriais, que também inclui a promoção e divulgação do mesmo. Esta estratégia de plataforma de distribuição e promoção inclui impressão digital e. Dentro da plataforma digital são considerados recursos para essas ações o já mencionado “Repositório Digital ALAIC”, assimilada ao site da Associação, através da expansão de sua capacidade, a lista de e-mail dos parceiros, a integração de materiais redes digitais com acordos a serem estabelecidos. **

Dentro de disseminar materiais digitais são as memórias de conferências bianuais e seminários, propostas de grupos de trabalho sobre temas específicos, questões atuais de comunicação. Quanto às formas, em cada caso, você deve definir o número de cópias a ser publicado por uma decisão do Conselho Editorial de consultar o Comitê Executivo da Associação. Também deve decidir, em cada caso, os canais de distribuição (bibliotecas, bibliotecas comerciais ou estabelecimentos universitários troca direta de produtos entre os pares, etc) para que possa ser necessário para estabelecer acordos e convénios específicos.

10. Em nenhuma hipótese a endossar uma editora ALAIC projeto, impresso ou digital, não tenha sido previamente sujeitos às regras enunciadas na sua política editorial. Esta no Anexo 2 estabelece as diretrizes editoriais gerais a serem seguidas pelos autores que publicam sob o aval de ALAIC.

ANEXO 1 – Requisitos para submissão de artigos para o American Journal of Science Communication

1. Os textos dos artigos científicos e artigos devem ter um máximo de 9 páginas em formato DIN A4 (21 cm x 29,7 cm), utilizando fonte Times New Roman (ou similar) de 12 pontos e uma linha. O trabalho deve ser digitado utilizando letras maiúsculas apenas as primeiras letras ou títulos sem margens e recuos, desde o estilo final, a fim de obter uma unidade gráfica para todos os trabalhos, será determinado pelos editores. Na prática, isso corresponde a uma área de 33 mil caracteres (com espaços), incluindo título, biografia do / pelo autor / s foto 4×4 (alta resolução), resumo (Português, Espanhol e Inglês, com um máximo de 10 linhas) , palavras-chave, texto, ilustrações, referências e apêndices.

2. Todas as inscrições devem conter os seguintes dados iniciais:

  • Título
  • Nomes de / do autor / s. Em caso de mais de um autor, que designará um endereço de correspondência.
  • Instituição de cada autor (link de dados opcional para o site da instituição).
  • Endereço – CEP – cidade – país.
  • E-mail / números de fax do autor responsável e telefone.
  • Breve biografia do / a autor / s, para não exceder 08 (oito) linhas eo endereço de internet da sua home page (opcional).
  • As citações no texto devem ser citadas e devem ser especificados entre parênteses após o / o nome / s do / da autor / s, ano de publicação da obra da qual foi extraído e da página na qual ele aparece. Por exemplo: Orozco Gómez, 1990a, p.

Neste exemplo, a letra “a” após o ano de publicação indica que o mesmo autor são citadas no texto, outras obras publicadas no mesmo ano. Nestes casos, deve-se notar, com a primeira letra do alfabeto (após o ano de publicação) para o trabalho que foi publicada pela primeira vez. Esta mesma abordagem deverá ser seguido com sucessivas.

  • As notas de rodapé devem ser numeradas página automaticamente. Recomenda-se que seja breve.
  • A bibliografia (as referências devem ser notado por ordem alfabética no final do texto do trabalho).
  • Você pode usar símbolos padrão e abreviaturas amplamente aceitos no campo.

ANEXO II – Guia Exame de artigos, livros e outros materiais para publicar endosso ALAIC.

Todos os trabalhos submetidos à avaliação devem estar em conformidade com as seguintes normas para publicação ALAIC endosso.

1. Eles devem ser inéditos. Para realizar esta condição, cada autor deve assinar uma carta afirmando que é um trabalho inédito.

2. Deve ter relevância acadêmica e social.

3. Os textos podem ter um comprimento variável. Ao lidar com artigos ou trabalhos não devem exceder 25 páginas.

4. Eles devem ser apresentados em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, margens de 3 cm. Parágrafos recuados e separações normais entre eles (1,5 cms.).

5. As inscrições devem ser apresentados em formato eletrônico. “Doc” (Word).

6. Os arquivos devem ser nomeados da seguinte forma: a alta (ignorando acentos), com o sobrenome e nome do autor, separados por um sublinhado (por exemplo GUTIERREZ_MARISA). Se mais de um autor, deve designar um trabalho responsável, que irá abordar a correspondência cujo nome aparecer em primeiro plano ao nomear arquivos. Se houver dois autores fizeram da mesma maneira: GUTIERREZ_MARISA, DOMINGUEZ_JOSE. Se mais autores somente o primeiro será sublinhado sobrenomes separados, colocando o primeiro lugar responsável pelo trabalho que tem sido atribuído: GUTIERREZ_ DOMINGUEZ_LOPEZ_TORRES

7. Todas as inscrições devem conter as seguintes informações:

  • Título
  • O nome completo do autor (s)
  • Grau académico
  • Instituição
  • E-mail
  • Curriculum vitae resumido em cinco linhas.

8. As inscrições devem ser acompanhados de um resumo de no máximo 300 palavras e três palavras-chave que identificam o tópico.

9. Os títulos e subtítulos devem pular numeração, escreva apenas para alta e baixa (maiúsculas e minúsculas) em Arial Tipo 12, em negrito. Notas de rodapé de página

10. Os deve seguir um único e numeração consecutiva ao longo do trabalho.

11. Os citações e referências no texto ea lista final de referências devem seguir as normas estabelecidas pelo Manuel da APA.

12. A bibliografia inclui apenas os textos citados na obra.

13. Todo o material impresso, audiovisual ou digital na transmissão ou publicação traz o aval de ALAIC, deve primeiro passar por um parecer do sistema de avaliação conhecido como leitura duplo-cego, que será conduzido por especialistas no campo. ALAIC entregou um guia para a avaliação destes materiais.

Qualquer texto que não atende aos requisitos acima serão rejeitadas. Em cada caso, para consultas e dúvidas, os autores devem fazer contato com os editores e coordenadores de publicações peer-reviewed ALAIC.